Bruno Perroni
DBA SQL Server com mais de 6 anos de experiência!

Power Plan

Fala galera, como vocês estão?

Após um longo período estou de volta para mais uma dica bacaninha.

Dessa vez, vou mostrar como verificar se o seu servidor está usufruindo do máximo de performance possível.

Bom vamos lá!

Por padrão o Windows Server 2016 (e acredito que em versões superiores também), a opção de Planos de Energia (Power Plan) vem por padrão com a opção Balanced (recommended) configurada.

A opção Balanced (recommended) é muito boa para notebooks e até para desktops, porém para um servidor de banco de dados não é a mais adequada.

Abaixo segue um breve resumo de como cada plano funciona.

Balanced: Aumenta automaticamente a velocidade das CPUs quando seu servidor necessitar e reduz quando não é necessário. Esta é a configuração padrão e deve funcionar bem na maioria das vezes.

Power Saver: Esse plano tenta economizar energia reduzindo a velocidade da CPU, Disco, Dispositivos PCIs o tempo todo, entre outras configurações semelhantes.

High Performance: O modo de alto desempenho não diminui a velocidade da CPU quando não está sendo usada, executando-a em velocidades mais altas na maioria das vezes. Outros componentes, como Placas de Redes, Discos, também não tem o seu o fluxo de energia reduzido.

Como estamos falando um servidor de banco de dados, devemos ter sempre o máximo de performance possível e ter essa potência limitada por um plano de energia não é nada bom.

Sendo assim, mude o mais rápido possível para o plano High Performance e libere todo o poder da máquina para o SQL Server.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *