Fala galera, como vocês estão?
Após um longo período estou de volta para mais uma dica bacaninha.
Dessa vez, vou mostrar como verificar se o seu servidor está usufruindo do máximo de performance possível.
Bom vamos lá!
Por padrão o Windows Server 2016 (e acredito que em versões superiores também), a opção de Planos de Energia (Power Plan) vem por padrão com a opção Balanced (recommended) configurada.
A opção Balanced (recommended) é muito boa para notebooks e até para desktops, porém para um servidor de banco de dados não é a mais adequada.
Abaixo segue um breve resumo de como cada plano funciona.
Balanced: Aumenta automaticamente a velocidade das CPUs quando seu servidor necessitar e reduz quando não é necessário. Esta é a configuração padrão e deve funcionar bem na maioria das vezes.
Power Saver: Esse plano tenta economizar energia reduzindo a velocidade da CPU, Disco, Dispositivos PCIs o tempo todo, entre outras configurações semelhantes.
High Performance: O modo de alto desempenho não diminui a velocidade da CPU quando não está sendo usada, executando-a em velocidades mais altas na maioria das vezes. Outros componentes, como Placas de Redes, Discos, também não tem o seu o fluxo de energia reduzido.
Como estamos falando um servidor de banco de dados, devemos ter sempre o máximo de performance possível e ter essa potência limitada por um plano de energia não é nada bom.
Sendo assim, mude o mais rápido possível para o plano High Performance e libere todo o poder da máquina para o SQL Server.