Nessa postagem vou falar um pouco sobre o Management Studio (Daqui pra frente usarei o acrônimo SSMS para me referir ao SQL Server Management Studio).
A versão utilizada na postagem será a mais recente v17.9.
O SSMS é a principal ferramenta de gerenciamento para DBAs SQL Server, trata-se de uma IDE robusta com diversas opções de customização e nesse post vou tentar mostrar algumas opções que eu considero extremamente úteis durante o dia a dia.
Dica 1: Parse
O SSMS possui uma opção para a checagem de códigos antes de sua execução chamada Parse. No exemplo abaixo o script possui um vírgula e que eu executarmos o Parse é apontado o erro de sintaxe.
Dica 2: Numeração de Linhas
O Editor de texto do SSMS possui um recurso de numeração de linhas muito útil para localizar trechos de códigos com erros.
Para habilitar essa função devemos clicar no menu Tools > Options.
Posteriormente expanda o menu Text Editor > All Languages e marque o combo Line Numbers.
Dica 3: Template Browser
O SSMS possui uma galeria com alguns templates de códigos para utilizarmos de exemplo, as vezes nem sempre lembramos da sintaxe de todos os comandos do SQL e o Template Browser serve pra dar aquela mãozinha.
Para visualizar o menu clique em View > Template Explorer
Será adicionada um novo menu, geralmente do lado direito do SSMS conforme abaixo.
Dica 4: Scroll Bars
Uma nova função do SSMS que eu particularmente gostei bastante é o Preview do Scroll Bar. Um recurso muito útil para o Preview de códigos complexos.
Para habilitar esse recurso vá em Tools > Options
Posteriormente expanda o menu Text Editor > All Languages > Scroll Bars e na parte de Behavior deixe selecionado conforme abaixo.
Dica 5: Query Shorcuts (Atalhos)
No SSMS podemos definir atalhos para a execução de procedures.
Para configurar atalhos com as procedure de sua preferência vá em Tools > Options
Expanda o menu Environment > Keyboard > Query Shorcuts.
Dica 6: Reports
O SSMS possui também alguns relatórios pré-definidos para obter informações a respeito da saúde do servidor ou dos bancos de dados.
Clicando com o botão direito do mouse em cima da instância, podemos visualizar um menu chamado Reports que contém alguns relatórios pré-definidos onde podemos verificar diversas informações a respeito do servidor.
O mesmo menu está disponível clicando com o botão direito em cima do banco de dados. Só que dessa vez as informações dizem respeito ao banco de dados selecionado.
Dica 7: Selecionando e editando múltiplas linhas
O SSMS nas versões mais recentes possui um recurso bem legal, para a edição de múltiplas linhas, para utilizar basta pressionar shift+alt e as setas do teclado ou mouse para posicionar o cursor.
Dica 8: Dividir a Tela em Grupos de abas.
Também é possível visualizar duas ou mais janelas com queries ao mesmo tempo, na vertical ou horizontal.
Para isso clique em cima de alguma janela aberta e escolha a forma de visualização.
No exemplo abaixo eu dividi a tela usando New Vertical Tab Group.